Quando li sobre esse livro em uma edição da revista Vida Simples, achei que iria gostar dele, mas não imaginava que entraria para a minha lista de livros que mais me marcaram!
Admirável Mundo Velho! é um livro de crônicas que misturam histórias de vida do autor e expressões da língua portuguesa – que inspiram a escolha dos temas. Falas como “achei o filme um abacaxi”, “tô frito!”, “abotoou o paletó” ou “está chovendo canivete” são como portas de entrada para que o leitor conheça um pouco da vida de Alberto Villas (e se divirta muito no processo).
Textos curtos, divertidos e sem pretensão de dar lições de vida ou provocar reflexões profundas, as crônicas de Villas se tornam, justamente por sua simplicidade, algo exemplar.
Elas transmitem uma energia boa, e quando pego alguma pra reler consigo sentir o bem-estar que o livro trouxe quando o li pela primeira vez, em 2009.
Como vocês podem ver nas fotos, o projeto gráfico se destaca: as laterais das páginas e as lombadas são verdes, e cada crônica é ilustrada com um desenho simples (nem sempre muito bonito, mas sempre simpático). Belo, além de confortável de ler – a diagramação é muito bem pensada.
Excelente leitura pra relaxar e esquecer um pouco os problemas!
ISBN 9788525046451 Editora Globo Nota 5/5 Páginas 391
Aperitivos
“Este livro é dedicado a todos aqueles que um dia acordaram com a macaca, que choraram as pitangas, que não entregaram a rapadura, que fizeram das tripas coração, que fundiram a cuca, que não deixaram a vaca ir pro brejo, que ficaram numa sinuca de bico, que um dia se estreparam, que jogaram aquele plá, que subiram nas tamancas, que ficaram em maus lençóis e que puseram as barbas de molho.”
(p. VI)
“Nós tínhamos pavor quando o diretor do Colégio Arnaldo entrava na sala de aula toda primeira sexta-feira do mês com aquele calhamaço de boletins cor-de-rosa na mão. Ficávamos de pé imediatamente em respeito àquela autoridade. Era chegada a hora de distribuir cada boletim com as notas do mês e, o que era pior, em ordem decrescente. Marcos era sempre o último e Salim sempre o primeiro.”
(p. 25/26 – Quantas notas vermelhas você tirou?)
“Aurino, Jésus e Mateus nunca levantaram a bunda da cadeira pra fazer nenhum tipo de atividade física. Passavam o dia na repartição e quando dava a hora de bater o ponto o único esforço que faziam era caminhar até o bar do Mané Doido no Mercado Central para tomar umas e outras. Eram muitas umas e outras, sempre acompanhadas e um maravilhoso jiló à milanesa, uma moela frita, um coraçãozinho de galinha ou um torresminho bem sequinho.”
(p. 81/82 – Vou fazer cooper)
Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram ✎ Tumblr ✎ Youtube
Youtube ❤ Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads ❤ Flickr
Joyce Cristina
Interessante, o título me lembrou um livro que li (e amei), Admirável Mundo Novo… Será que tem alguma relação? haha
Amei a resenha e o livro parece muito interessante!
Um big beijo Gui e Mel, vocês são demais!
Gui
Bom, relação com a expressão com certeza tem, mas com o enredo não :D
Fico feliz que tenha gostado da resenha, Joy!
keuri
Aiin :) esse primeiro parágrafo do ‘ Aperitivo’ me pareceu tão ‘Nordestino’ <3 Já quero!
Um.abraço Guiii :)
Gui
Tenho certeza de que vai apreciar o resto do livro! :D
Daniele Angelina
Hum … entrará para minha lista de desejos. Foi tão envolvente a sua resenha que deu vontade de começar já.
beijos
Gui
Fico muito feliz, Dani! Era essa a intenção hehehe XD
Bel
Amei a capa pra começar! Já tinha ouvido falar do livro mas ainda não li. Gosto muito de crônicas e esse parece ser um daqueles livros ótimos pra ler só de ver o prefácio que vc mencionou.
https://viajesemsairdolugar.wordpress.com/
Gui
O autor fez um trabalho fantástico na hora de correlacionar as expressões com as próprias histórias dele \o/
Denise
Gostei muito do livro. Dá para ver que deve ser engraçado pelos trechos que postou. Bom ter crônicas sem lição de vida, hahahahaha. Adorei os desenhos.
Gui
Sim! Humor leve e sem pretensão ^-^
Ludmila
Parece ser um livro super legal mesmo!
Já até to pensando em dar de presente pra minha mãe, achei a cara dela!
(lógico que seria um desses presentes que a gente dá já com segundas intensões… haha)
Beijos! *:
Gui
Hahaha justo! Se der, Ludi, não se esqueça de me contar se ela gostou! :B
Andressa Bruske
Ah, que legal!!
Adorei a dica, fiquei com muita vontade de ler.
O título inclusive tem intertextualidade com o livro Admirável Mundo Novo.
Beijos.
Gui
De fato! Só que a relação para por aí, porque as histórias não têm uma crítica social profunda por trás (ao contrário do livro do Huxley) :D
Clarissa Carino
Puxa, confesso que tinha curtido mais quando li o título e achei que teria algo a ver com a temática do Admirável Mundo Novo… massssss tudo bem, parece um livro interessante para dar de presente, por exemplo, por ser bem divertido e agradar praticamente qualquer público :)
Beijos,
Clá | blog Uma Garota Carioca
Gui
Precisamente, Clá! Pelo visto a ideia de “mundo velho” do autor é só a nostalgia mesmo…
Gleyce
Estou muuuuuito interessada no livro, porém não acho para comprá-lo nas lojas físicas e nem virtuais. ;( ;(
#chateada