“Viva o momento presente” é uma das melhores coisas que você pode fazer, mas infelizmente nem sempre é fácil manter o foco: a gente fica pensando em problemas que vai ter que resolver no futuro, ou em situações que talvez nem aconteçam.
Aí, quando nos damos conta, gastamos um bom tempo nos preocupando sem chegar a lugar algum…
Acho que todo mundo passa por isso de vez em quando. É normal. Mas no caso de algumas pessoas (eu, inclusive), o problema é um pouco mais comum e intenso.
Com o tempo, comecei a ter mais facilidade pra manter a ansiedade sob controle e preservar a paz de espírito com menos esforço. Nisso, o livro “Como parar de se preocupar e começar a viver”, do Dale Carnegie, fez uma diferença gigantesca.
O título pode afastar alguns leitores, que pensam que se trata de autoajuda barata, mas o conteúdo é valioso.
Falei sobre ele (e sobre ansiedade de modo geral) em um vídeo no meu canal do YouTube, e gostaria que vocês dessem uma olhada, porque pode ser útil para aqueles que, como eu, são ansiosos, mas não querem deixar a ansiedade ficar no comando das suas vidas!
–
Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram ✎ Tumblr ✎ Youtube
Youtube ❤ Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads ❤ Flickr
Vanessa
Gostei bastante do vídeo e da dica de leitura… No entanto, como você mesmo disse, existem pessoas que passam momentos de ansiedade e existem ansiosos patológicos, talvez o livro ajude bastante nos dois casos mas a ansiedade quando se torna doença é mais difícil de ser contida. É como na culinária, às vezes vc segue toda a receita e o resultado não sai como vc queria, para grande parte dos ansiosos relaxar pode ser a tarefa mais difícil do mundo. =/
Gui
É verdade… Tem casos em que apoio psicológico e remédios não são apenas bem vindos: são indispensáveis ;/ Não era exatamente o meu caso, mas fiz terapia durante dois anos, e me ajudou bastante :D
Ana
Eu lido com ansiedade, algumas vezes já acordei unhada porque eu de noite me machucava, eu ficava unhando minha mão sem perceber quando eu via minha mão já estava toda ferrada.
Gui
Distúrbios durante o sono são especialmente ruins… Sei que provavelmente já te disseram isso, mas talvez seja o caso de procurar algum médico pra investigar isso ;/
Rosana Mendes
Nossa, eu sou muito ansiosa, nos piores momentos eu começo destruir coisas, não de forma violenta, mas eu começo a cutucar e cutucar até destruir o objeto…
Gui
É uma forma que a sua mente encontra de extravasar a ansiedade, imagino…
Anne
Nossa eu com certeza sou mais ansiosa do que pensava, acho que é o principal problema que to enfrentando ultimamente…. é bom saber que ansiedade existe porém tem um jeito de controlá-la. Dicas preciosas, adorei o video.
Gui
Fico muito feliz que tenha ajudado, Anne! :D
Luiza
Oi!
Gostei muito do vídeo.
O melhor para mim, na verdade, foi a parte em que foi falado que a ansiedade não é algo ruim… também tem seu lado positivo, nos move…
Como uma angústia que nos movimenta quando nos faz agir ou pensar melhor sobre como realmente devemos agir!
Até mais.
http://resenhasdalu.blogspot.com.br/
Gui
Exatamente, Lu: mesmo algo desconfortável pode ser motivador, de alguma forma
Paulino Stevan
Muito foda o vídeo Gui, sou bem ansioso e vou usar as dicas, gasto muita energia me preocupando isso é fato e quero mudar isso.
Gui
Valeu, Paulino! Espero que ajude :D
Luana Borges
Adorei bastante o vídeo, não sou muito ansiosa mas tenho tendencia a me deprimir e me preocupo facilmente já vi que esse livro vai me ajudar bastante. Gosto demsis dos seus posts e o seu canal tá ótimo. Beijos da Lu
Gui
Acredito que vai te ajudar bastante, Lu! :D
Flávia
Ótimo post. Muito bacana abordar esse assunto.. Honestamente acho que a nossa rotina anda tão corrida que ansiedade tem sido, cada vez mais, uma realidade da nossa geração e das que estão pintando por aí. O estresse também… Alias, vejo tudo isso fortemente conectado. Eu também sou bastante ansiosa e vou aplicar seus conselhos, me arrisco inclusive a dizer que venho praticando um ou dois de forma intuitiva e já estou notando alguma melhora. Valeu pela dica!! Beijos pra ti e pra Mel!! Adoro vocês!!
Gui
Bom saber que já tem procurado lidar com a ansiedade! E concordo plenamente: excesso de ansiedade infelizmente tem sido muito comum…
Laurinha
Gui já fui bem mais ansiosa que hoje e sofri bastante, as dicas são ótimas quem dera tivesse tido a oportunidade de ver esse vídeo na época mas ainda tá valendo pra deixar registrado e não entrar no velho padrão, adicionando aos meus favoritos e compartilhando com os amigos, valeu! Beijo
Gui
Fico muito feliz que as dicas tenham ajudado, Laurinha! E acho que nunca é tarde pra aumentar seu controle sobre a ansiedade ;)
Lala
Adorei o vídeo!
Suas dicas foram de grande ajuda!
Confesso que deixo muitas coisas pra depois e penso muito num futuro distante e acabo esquecendo ou deixando as coisas do presente pra fazer em cima da hora e quando vejo… Super me arrependo!
Já estou amando o seu canal e tirando um bom proveito dele, haha!
Beijão, Lala.
ps: seus vídeos me inspiram a começar a gravar os meus, haha! Se tudo der certo semana que vem já tem um vídeo pronto <3
Gui
Isso mesmo, Lala! Aproveite o presente (que não tem esse nome por acaso)! <3
Bell
Adorei o vídeo, Gui!
Eu, infelizmente, tenho ansiedade e sofro muito por isso. Sempre tentei me acalmar e ficar menos preocupada com as coisas, contudo nada é capaz de fazer com que eu consiga obter sucesso nestas tentativas. Sempre fui uma garota ansiosa, desde pequena, e confesso que este ano estou quase explodindo de ansiedade com todas as responsabilidades que tenho pela frente.
Vou procurar por este livro o mais rapidamente possível e ver se para mim ele funciona, porque eu sempre procuro ler livros com uma proposta de motivação, mas eu sempre esqueço de todas as dicas, frases e tarefas para se fazer contra a ansiedade quando meus professores marcam provas, embora eu seja boa aluna, não consigo controlar todas as ‘preocupações antecipadas’.
Abraços :*
P.S. Gui, queria só fazer uma sugestão: a música de fundo poderia ser mais baixa? Ela acaba atrapalhando um pouco o que você fala.
Gui
Esse é um livro que merece ser “estudado”, Bell! Leia/ouça mais de uma vez, anotando tudo que achar pertinente. Foi assim que eu consegui colocar em prática grande parte das dicas dadas pelo autor – e não acho exagero dizer que ele me preservou de muitas horas de aflição!
Quanto à música de fundo, pode ficar tranquila, que nos vídeos seguintes ela está melhor ajustada ;D
Rubia
Não sei se sou ansiosa, sempre achei que não, mas reconheci vários hábitos meus nesse vídeo. E as dicas são muito boas!! :)
Gui
Acho que todo mundo é um pouco ansioso (e, dependendo da dose, isso pode ser algo muito positivo!) :D
Marina
Muito bom, vou tentar seguir tuas dicas
Carla Vieira
Também tive problemas com ansiedade, principalmente em relação à escola, tarefas, familia e responsabilidades. Eu li um livro do Augusto Cury “Manual dos Jovens Estressados” que me ajudou muito.
Gui
Não conhecia esse, Carla! Confesso que tenho um pé atrás em relação ao Cury, mas vou dar uma olhada!
Andressa
Adorei sua dica! Achei que isso só acontecesse comigo. Sofro muito por antecipação, é péssimo! Mas adorei a dica do livro, já ouvi falar muito bem desse autor, vou dar uma olhada com certeza!! Adoro seus posts! Beijão
Gui
Ansiedade e sofrimento por antecipação, infelizmente, são muito mais comuns do que a gente pensa! Por isso toda ajuda é bem vinda :D