Depois de corrigir um grande defeito que eu tinha e ler Fortunatelly the Milk, assumi uma missão: ler todos os livros escritos pelo Neil Gaiman (ainda estou pensando se dou conta de incluir as HQs também… veremos!). Feito isso, meu primeiro passo foi ler o fantástico Odd e os Gigantes de Gelo.
Pra começo de conversa, adorei o projeto gráfico: a ilustrações, as cores e a maneira como foi diagramado transmitem a beleza e a leveza da história – escrita especialmente para o Dia Mundial do Livro de 2009 (ou 2008, não tenho certeza).
Como o livro é curto, não vou contar muitos detalhes da história. Basta saber que Odd é um menino que vive em um vilarejo viking junto com a mãe, o padrasto e os irmãos. Faz muito frio, mas o povo consegue dar conta de recado. Porém, ao contrário do que acontece todos os anos, desta vez o inverno está se prolongando, e Odd sai do vilarejo para se afastar do padrasto e enfrentar o frio à sua maneira. O resto… vocês terão que ler para descobrir!
O humor e a criatividade do Neil Gaiman fazem com que fique difícil largar o livro, mas eu procurei ler aos poucos, pra saboreá-lo.
É uma leitura extremamente agradável, com uma narrativa imprevisível, e eu me senti muito bem quando acompanhava a trajetória de Odd e dos três animais (que aparecem na capa, então falar deles não é spoiler, ok? Hehehe!).
ISBN 9788579800764 Editora Rocco Nota 5/5 Páginas 128
Aperitivos
“Havia um menino chamado Odd, e não havia nada de estranho ou incomum nisso, não naquele tempo e lugar. Ao contrário de hoje, em que Odd é uma palavra inglesa para “esquisito”, naquela época, Odd significava a ponta de uma lâmina, e era um nome que trazia sorte.
Porém, ele era estranho. Pelo menos era o que os outros habitantes do vilarejo achavam. Mas se havia algo que ele não podia ser considerado era sortudo.”
(p. 9)
“Odd amava a primavera, quando as cachoeiras começavam a descer pelos vales e a terra da madeira era coberta por flores. Ele gostava do verão, quando as primeiras frutas começavam a amadurecer, e do outono, quando havia nozes e pequenas maçãs. Odd não gostava nem um pouco do inverno, quando os moradores passavam todo o tempo que podiam na sede do vilarejo, consumindo raízes comestíveis e carne salgada. (…)
Por volta de março, a pior parte do inverno já tinha passado. A neve derretia, os rios começavam a correr e o mundo despertava em si mesmo novamente.
Não esse ano.”
(ps. 16-17)
–
Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram ✎ Tumblr ✎ Youtube (Novo)
Youtube ❤ Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads ❤ Flickr
Catherine
Fiquei com curiosidade para ler esse livro!
Qual será o assunto principal que o seu canal abordará?
Gui
Bom saber, Cath! Dê uma chance a ele ;)
No canal eu pretendo falar sobre literatura, ilustração e culinária
Camila Gerarde
Estou muito curiosa para ler os livros do Neil Gaiman, desde que descobri que Coraline é dele, e suas resenhas estão me deixando ainda mais, ele parece ter um estilo diferente de qualquer outro, o que aumenta meu interesse.
Já entrou para a lista :)
Gui
Esse é o espírito, Cami! Tenho certeza de que você vai gostar :D
Daniela Farias
Preciso muito ler os livros do Neil Gaiman! Esse parece ser bem interessante e já ganhou pontos comigo por ter o ilustrador Brett Helquist. Ele fez um trabalho incrível com os livros Desventuras em Série.
Adorei a resenha Gui!
:)
Gui
Precisa mesmo, Dani! Corrija esse “defeito” o quanto antes! XD
Não sabia que ele era o ilustrador de Desventuras em Série O.O
carol
Estava com esse livro na mão outro dia e não comprei, agora bateu um arrependimento D: quero ler ! Adorei a resenha, parabéns :)
Gui
Vixe… Mas existe solução! Dá pra voltar na livraria ou encomendar pela internet hehehe XD
Lala
Amei a resenha!
Fiquei bem interessada e curiosa pra ler e confesso que os aperitivos só aumentaram ainda mais essa curiosidade, hehe…
Gostei bastante da capa, mas confesso que fiquei sem entender o bonequinho todo branco ao lado das fotos :/
Sei que deve ser algo relacionado ao livro, mas mesmo assim não dói perguntar né? Haha :p
Beijão, Lala.
ps: saudade de comentar nos seus posts <3
Gui
Hahaha eu coloquei o bonequinho branco pra representar os gigantes de gelo ;P
Estava com saudade dos seus comentários, Lala!
ANGÉLICA CIRNE
Eu gostei muito desse livro mas vim ver seu post porque gosto dos seus comentários. Tenho alguns livros do Neil e gosto demais. Coloque O livro do Cemitério na sua lista.
Gui
Opa, já está nela! Comprei junto com esse! :D
Anne
Lendo esses pedacinhos do livro fiquei com vontade de ler tudo! Adorei a capa, quando puder vou comprar! *–*
Gui
Opa, fico feliz, Anne! Espero que consiga ler em breve! ;)
Tami Chaves
Gui minha amiga comprou esse livro, ela é mega fã do Neil Gaiman, e ficou de me emprestar, tava na dúvida se ia querer porque não me animei muito mas agora com sua resenha não dá pra não aceitar hehe
beijo
Gui
Que bom, Tami! Espero que goste tanto quanto eu gostei :D
Lila Fontes
Sou louca pelo Neil Gaiman desde Coraline, tenho livros em diferentes edições, dvd, bonequinha e até galochas amarelas! tudo dele vai pra minha wishlist e logo que entra $$ eu compro. Agora um conselho: inclua as HQs, garanto que você não vai se arrepender *-* Por favor resenhe tudo que tiver dele, adoro os seus posts e desenhos ;)
Gui
Uau! Essa é uma “fã pra valer” hehehe
Lerei com prazer as HQs dele, mas sem o “compromisso” :D
Felipe
Cara muito boa sua resenha, Neil Gaiman é fodástico, livros ou HQ’s viciam, Sandman tem o roteiro perfeito, a melhor saga que já li, comprei a Edição Definitiva Vol 1, não empresto a ninguém, uma obra prima.
Gui
Massa, Felipe! Fico feliz que tenha gostado \o/
Estou curioso pra ler Sandman…
Zezinha Souza
Adorei a resenha, Gui….como todas que você faz nem bem acabei de ler e já to querendo ler o livro, ainda bem que tem aqui em casa, né?! Me empresta?!
As fotos também estão lindas!
Neil Gaiman me lembra a Carol Tanaka e Coraline! ;)
Te amo.Beijinhos da sua fã número 1!
Gui
Obrigado, meu anjo! Fico feliz que tenha gostado! <3
Luana
Comecei por Stardust e não parei mais. Vou procurar por esse, nunca me arrependi de uma sugestão sua ou da Mel, são resenhas honestas e não pra enrolar :)
Sugiro Bons Angúrios que ele escreveu em parceria com Terry Pratchett, bem satírico, acho que você vai curtir, beijo
Gui
Que bom, Lu! Espero que goste! E vou conferir o Bons Augúrios sim :D
Ricardo
Sensacional a resenha e corresponde ao que achei do livro que li a alguns meses, Gaiman tem uma legião de fãs e me incluo nela. De onde é esse toy? é pra customizar? agradeço se puder responder.
Gui
Que bom que gostou, Ricardo! \o/
Sim! Esse toy é um “Mini Munny DIY (Do It Yourself)”, da Kidrobot. Ele é feito pra ser customizado :D estou customizando outro e ainda não decidi em quem vou transformar esse aí…
Raquel Moritz
O dia que (se) eu tiver filhos, vou ler essas historinhas pra eles. Neil Gaiman tem um talento inenarrável pra contar histórias, seja para adultos ou crianças. Odd é divertido mesmo. :) Quero comprar ainda essa edição bonitinha, só li em pdf :(
BEIJO!
Gui
Se você for mãe, Ra, será uma excelente mãe! ;D
Daiane Seixas
Que livro mais lindo Gui, lembrei da Era do gelo um dos meus desenhos preferidos. E falando em desenho, adoro os seus, no seu canal você vai falar sobre as técnicas que usa? já me inscrevi ;) Beijo
Gui
Lembra mesmo, Dai! E quando você ler vai notar mais algumas semelhanças hehehe
Vou falar sobre ilustração, e sobre técnicas também (embora eu não seja “mestre” em nenhuma delas ;P)
Leonardo Prisco
Acabei de ler o Livro do Cemitério, se você ainda não leu eu indico, as ilustras de Dave McKean são perfeitas e a história é meio macabra mais fantástica, tudo dentro de um pequeno cemitério, meu nem dá pra imaginar como ele vai desenvolvendo o enredo e chega a um final legal. Aguardando mais resenhas,desenhos seus e videos, já to inscrito no seu canal e no da Mel.
Gui
Opa, valeu pela indicação, Léo! Comprei esse e pretendo ler em breve ;D
Quanto ao canal, fique tranquilo, que estamos fazendo os preparativos!
Cecilia
Um livro do Gaiman que não tenho. Oba! Agora quero muito ler
maria eduarda
estou apaixonada por essa capa. juro que estou para comprar os livros do neil gaiman há meses mas sempre troco por outro na última hora, grande burrada, não é mesmo? haha.
(ps: tu comprou box dos hq do scott pilgrim? porque se tiver sido, tem como você me dizer onde foi? é que eu só tenho os inglês daí queria os em português também ^_^)
xxx