Quando eu era criança (nos idos anos 90 – que nem foram há tanto tempo assim…), era praticamente viciado em Power Rangers (logo vocês vão entender por que estou falando deles e não dos Combo Rangers): acompanhava o seriado, tinha bonecos e adorava os jogos de videogame.
Assim, não é por acaso que comecei a curtir as histórias dos Combo Rangers, escritas pelo Fábio Yabu e ilustradas por diversos artistas (inclusive ele mesmo) ao longos dos anos, uma espécie de homenagem aos Power Rangers (que, por sua vez, eram a versão ocidental de super heróis japoneses conhecidos como super sentai, mas isso eu só fiquei sabendo bem depois).
Limbo
Curtia as histórias, as diversas referências a animes, videogames e outras HQs, os personagens carismáticos, e não ligava muito para alguns clichês difíceis de evitar em histórias de super-heróis (o líder “bobo, mas que tem iniciativa”, o “vilão que virou aliado”, a “personagem que era bobinha e amadureceu”) e nem para algumas escolhas estranhas (achava curioso ter personagens com nomes como “Fox” e “Luke” em uma história brasileira).
Infelizmente, aos poucos as vendas foram caindo e, por conta dessa crise, os Combo Rangers passaram praticamente 10 anos “mortos”, sem novas histórias.
O retorno
Para a minha surpresa (e a de muitos outros fãs que se lembravam deles), em janeiro desse ano o criador fez uma grande aposta: começou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse (em breve teremos um post sobre essa excelente plataforma. Aguardem!) para “trazer os Combo Rangers de volta”. Se tivesse financiamento suficiente, um livro seria produzido; caso contrário, os apoiadores teriam seu dinheiro de volta e os heróis continuariam no limbo.
Como vocês podem imaginar, o projeto não apenas foi um sucesso, como também arrecadou bem mais do que a meta inicial (R$ 67.940 – 169 %). Eu colaborei, e fiquei extremamente feliz por poder ajudar a “reviver” esses personagens que fizeram parte da minha infância.
Além de receber o material com antecedência, os apoiadores ganhavam outras “recompensas”, dependendo do valor da contribuição. No meu caso, havia a versão digital e a impressa, um autógrafo do Yabu e pequenos presentes que vocês podem ver nas fotos.
Arte à altura
O projeto gráfico é excelente: os desenhos são extremamente bem feitos (dou meus parabéns ao Michel Borges), a arte-final também (graças a uma baita equipe de artistas), os papéis são de ótima qualidade… Nesse ponto, não tenho do que reclamar.
Se você prestar atenção na leitura, vai notar várias brincadeiras discretas (como a referência a “fagulha” e à extinta Rede Manchete nos “créditos iniciais” – essa foi para quem acompanhava os Power Rangers na TV), referências a histórias antigas dos Combo Rangers (como o uso de balões de fala com cores diferentes para cada personagem) e a cultura pop, especialmente de internet. Não vou contar, para não estragar a surpresa.
Todos somos heróis
Também gostei muito da premissa da HQ: super-poderes se tornaram algo banal, pois muita gente na Terra possui um ou mais, e poucos usam em benefício dos outros. Diante dessa indiferença, um super-vilão e seus subordinados querem aproveitar para anexar nosso planeta ao seu império, e a missão de impedi-lo fica por conta de algumas pessoas que “ainda se importam”.
A maneira como o Yabu conduziu a história, com reviravoltas, conflitos, desafios, humor e drama conseguiu me “prender” e, como acontecia antigamente, não cheguei a me incomodar com alguns clichês de histórias de super-heróis e nem com alguns personagens que achei previsíveis (como a Tati ou o Deck). Meus favoritos, aliás, são o Pacificador e o Ken – se você ler a HQ, por favor diga nos comentários quais personagens você achou mais legais.
Detalhe importante: essa história é um reboot (um “recomeço”), o que considerei uma boa escolha, porque vai agradar leitores novos, que não conhecem as histórias antigas dos Combo Rangers, e dificilmente não vai agradar leitores “velhos” – como eu.
Enfim, recomendo fortemente, e espero que os Combo Rangers tenham voltado pra valer – estou curioso pra ver a continuação dessa história!
ISBN 9788577877300 Editora JBC Páginas 128 Nota 5/5
P.s.: se quiser me adicionar/seguir no Skoob, é só clicar aqui \o/
Barbara Sá
Que legal… Também fui muito viciada em Power-Rangers, mas não sei 1% do que você sabe sobre o assunto, haha.
É ótimo pode contribuir para transformar um sonho em realidade, né?
Beijocas,
http://www.segredosentreamigas.com.br
Gui
Hehehe não sou especialista :P mas era fã (pelo menos das duas primeiras gerações)!
rafael silvério
Além do quê de nostalgia, essa HQ é bem especial para quem acompanha os trabalhos do Fabio Yabu e se tornou um héroi ajudando no catarse
Gui
Tem toda a razão, Rafael!
Fábio Yabu
Muito obrigado pela resenha! E cara, que fotos lindas! :D
Gui
Ficamos muito felizes que você tenha gostado, Yabu! Espero que leitores novos e “velhos” gostem tanto quanto eu hehehe :D
Melina
Fiquei feliz em saber que gostou das fotos :)
Zezinha Souza
Outra resenha excelente, Gui, e as fotos estão incríveis. E o livro é muito legal…assim como você, adorei a qualidade do livro, as ilustrações , o texto e ver a volta desses personagens que marcaram a infância de vocês! Parabéns para os autores e todos os envolvidos no projeto! Desenho muito sucesso!
Acho essas campanhas de financiamento coletivo muito interessantes, já que tornam possíveis a realização de muitos sonhos….bom demais ver essa turminha jovem podendo mostrar a todos suas ideias e o potencial que possuem!
Beijinhos
Gui
<3
Luciana
Nossa, não esperava ver uma resenha de Combo Rangers por aqui. Fiquei muito feliz.
Também acompanhei Combo Rangers desde o início e poder contribuir com a volta deles, depois de tanto tempo, foi lindo.
E como Lisa diz em “Um Sonho de Dez Verões”:
“Depois de tanto tempo, depois de [quase] dez anos… nós podemos voltar a sonhar!”
Parabéns pelo post! :)
Gui
A sensação foi realmente muito boa! Senti um pouco o “gosto de infância” quando soube do projeto, quando colaborei com ele e quando pude ler a HQ! \o/
Amanda Carol
Olá amei seu blog, e já curti a fan page pra ficar informada da novidades, bom poderia me ajudar nessa também e entra no meu blog e clicar em SEGUIR ? e CURTIR a fan page , desde já agradeço e conto com sua ajuda, beijos http://estiilocarol.blogspot.com.br/
Gui
Obrigado por nos acompanhar, Amanda, e boa sorte com seu blog! \o
Clarice
Guilherme,
Você sabe o que é mais legal de tudo nesse livro? É que ele, sendo de super heróis, foi feito por um super herói, o Fábio.
O Fábio, como todo super heroi, tem um poder secreto, que as vezes é tão secreto que nem a proprio herói conhece. O dele, foi conhecido “do mundo” em 2011.
EM 2011, em SP, havia uma garotinha, chamada Ana Luiza, que andava muito tristinha, no AC Camargo, hospital referência do tratamento de câncer. Ela que já estava melhorando, teve uma pneumonia e foi para a UTI.
Lá na UTI, a Aninha perdeu a luz, o brilho e o sorriso… mas ela tinha uma paixão: as Princesas do Mar, “filhas” do Fábio.
Um dia, o Fábio soube dessa menininha que andava precisando de um “up” e foi até lá, não pode conversar com ela no dia, mas deixou uma mochila cheia de coisas das Princesas pra ela.
QUanto a Ana acordou.. uau! Eram tantas princesas, tantos presentes! E foram tantos sorrisos, tanto amor, tanta alegria!
Isso é o mais legal desse livro. Saber que ele foi feito por um cara super legal, que sem ter, de fato, nenhum poder especial, salvou a vida de uma menininha que andava bem tristinha.
O poder dele é esse: criar sorrisos!
(essa historia pode ser vista no vidanormal.blogspot.com, escrito pela mamãe da Ana Luiza)
Gui
Clarice, não conhecia essa história… nem sei o que dizer… De fato, criar sorrisos é uma das coisas mais bonitas que alguém pode fazer! E foi o que ele fez com a Ana Luiza e com os leitores dos Combo Rangers! ;D
Marijleite
Que legal! Eu amava ver Power Rangers na tv, não cheguei a ler os HQs dos Combo Rangers na época mas gostei de saber que eles estão de volta.
Queria mostrar um livro para você e para a Melina, é de um novo autor brasileiro, quem sabe vocês gostam: http://www.skoob.com.br/livro/322518 (eu gostei muito) .
Gui
Vale a pena conferir, Mari!
E obrigado pela indicação :D vamos dar uma olhada
Vanessa
Adorei as fotos, estao lindas!
Ja tentei ler HQs mas nao consigo, apesar de gostar de dialogos nunca consigo prestar atencao no texto e nas imagens, ou eu leio ou eu vejo as “figuras”.
Achei bacana essa historia de financiamento coletivo, aguardando ansiosamente o post sobre. Hehehe
Gui
Hahaha não é todo mundo que curte quadrinhos, mas não adianta forçarmos a barra :P ainda bem que você tentou ao invés de pensar “ah, nem vou curtir”!
Michel Borges
Nossa, que legal! Valeu mesmo! E tô babando nessas fotos lindonas!!!!
Gui
2 autores comentando? Estamos honrados hehehe
Valeu, Michel! Ficamos felizes que tenham gostado :D
Francis Viveiros
Nossa, muito bacana a sua resenha!!! Parabéns pelo excelente blog!!!
Gui
‘Brigadão, Francis! Fico feliz que tenha gostado! :D
Letícia Thobias
Adorei saber da volta dos Combo Rangers, eu li muitas HQs deles por ser também muito fã de Power Rangers ^^ Parabéns pela iniciativa do financiamento coletivo!
Gui
Sempre bom ver um leitor “das antigas” hehehe! :D Valeu!
Raquel Moritz
QUE LEGAL, GUI! Acho super maneiro essas iniciativas em conjunto e achei o máximo eles agradecerem todos que colaboraram. Vi seu nome ali, que emossaummm :)
E oh, que top, Fabio Yabu deixando comentário por aqui. Lindos ♥
Beijoo!
Gui
Também achei muito legal essa ideia, Raquel! Espero poder colaborar em outros projetos legais como esse! :D
Laura Rodrigues
Nossa, fiquei curiosa pra ler. Quando um dia eu encontrar essa HQ vou com certeza levar pra casa! Parece ser muito legal e a qualidade é 10!
Ah, Gui, onde você comprou seu Stan Marsh?
Beijos
Gui
Vale a pena, Laura! É muito bem feito :D
(respondi sua pergunta sobre o Stan no comentário que você fez na resenha de Os 500 hehe)
Raíssa Prado
Ei, Guilherme, ando lendo Hellblazer e queria saber o que tu acha sobre a Vertigo.
Aliás, gostei muito do post sobre Scott Pilgrim. :)
Beijo na barba!
Gui
Ainda não li nenhum livro deles, Raíssa, mas assim que ler pode deixar que farei uma resenha ;D
Valeu! :D