Quem estuda/trabalha com comunicação (jornalismo, design, publicidade e propaganda, relações públicas) sabe que a criatividade, embora importante, não é a única ferramenta necessária para se construir uma boa mensagem: métodos, estruturas, referências e teorias também são fundamentais no processo. É disso que Bo Bergström fala em seu livro, um dos melhores que já li sobre comunicação.
Fundamentos da Comunicação Visual é um bom guia para estudantes e profissionais que trabalham com texto e com imagem e ajuda a ter uma boa noção da riqueza dessa área. Fala sobre criatividade, tipografia, estilos de narrativa, teoria das cores, tipos de papel, design gráfico… tudo explicado em um estilo acessível. É claro que, apesar da riqueza, o livro não esgota os assuntos, e no final há uma lista de leituras complementares recomendadas.
A diagramação (tanto a tipografia como a integração com imagens) faz jus ao conhecimento do autor, e a maneira como os tópicos são divididos facilita a leitura. Por fim, o tamanho do livro não chega a atrapalhar.
Recomendo fortemente!
Aperitivos
“Nós, consumidores da mídia, sempre buscamos contexto e relevância no ramificado mundo da mídia visual, onde muitos podem se sentir bem deslocados. Por esse motivo, a verdadeira narração, ou a habilidade de narrar eventos e a capacidade de encontrar a estrutura correta, é crucial para atingir as pessoas. E toda pessoa que consegue narrar uma história torna-se um modelo exemplar – simples assim.
“Há muitos modelos exemplares para contemplar, de Aristóteles a Sergei Einsenstein e Quentin Tarantino. Nós os conhecemos no teatro, no cinema, ao assistir à televisão e, obviamente, nas galerias de arte e nos livros. Quem trabalha com texto, imagem e design gráfico tem uma quantidade imensa de material para consulta”.
(p. 14)
“A base de toda comunicação é o fato de alguém ter algo a dizer. Um emissor, seja um indivíduo, um jornal, um canal de TV, uma empresa, uma organização ou um órgão público, deve moldar cuidadosamente uma mensagem, que é transmitida a um receptor.
“O objetivo do emissor é exercer influência pela comoção, motivação ou informação. A mensagem é adaptada a esse propósito, e para que o emissor alcance o receptor, deve-se estabelecer um canal entre eles, um meio, como um jornal, um cartaz, um comercial, um site ou um livro, como este. O emissor espera que a mensagem gere conhecimento, interesse e credibilidade, e finalmente chegue a seu efeito final (na maioria dos casos, uma ação)”.
(p. 30)
“As letras podem assumir diferentes personagens. Podem ser pomposas, pretensiosas, hesitantes, tentadoras, atrevidas, afetadas, irritantes, comuns e vulgares. Mas também podem ser abertas, lúcidas, limpas, elegantes, simples e diferenciadas. Assim como as pessoas.
“Cada letra tem sua própria personalidade, seu próprio caráter. A letra A representa o começo, Z o final, e K, Kafka, e é nítido que as crianças aprendem a ler melhor se um J parecer como uma tromba de elefante. Eminem impulsionou sua carreira com uma letra invertida, assim como o ABBA há trinta anos”.
(p. 96)
ISBN 9788588343856 Editora Rosari Nota 5/5 Páginas 240
p.s.: quem quiser me adicionar/seguir no Skoob, é só clicar aqui \o/
Rafaele Sampaio
To in love com a capa desse livro, sério! Adorei a sua escrita… :)
Gui
Valeu, Rafaele! A capa é bem legal, e mostra como o autor sabe do que está falando \o/
Flaviele
Adoro os livros que você tem! E seus posts é claro! :)
Gui
Eeee! Valeu :D
Malena Flores
Ótima dica!
Realmente, a criatividade não é o ponto crucial e sem bons métodos e referências não iremos conseguir passar uma “mensagem” de forma clara e objetiva através de algum projeto.
Gostei bastante e “Fundamentos da Comunicação Visual” já entrou para a minha lista de futuras aquisições.
Muito obrigada pelo post.
Gui
Que bom, Malena! Espero que goste tanto quanto eu! :D
Barbara Sá
Super interessante, é uma ótima dica para quem quer se aprofundar nessa área.
Beijocas,
http://www.segredosentreamigas.com.br
Gui
É um belo guia, Barbara! ;D
Nathyane Caroline
Amei e fiquei super curiosa para ler/ver este livro. Pena que é tão caro! :(
Obrigada pela dica. :*
Gui
Nathyane, dê uma olhada no Buscapé e fique de olho em promoções em sites como Submarino e PontoFrio! Talvez encontre a um preço mais acessível ;)
Fico feliz que tenha gostado!
Nathyane Caroline
Obrigada pelas dicas, Gui!
:*
Hortênsia
Tenho esse livro em Espanhol! Se chama: tengo algo en el ojo! hihi Adorei a coincidência. :)
Gui
Esse é o título em espanhol? Que diferente! :P
Marcela
Nossa, não conhecia esse livro! e olha que eu faço Design Gráfico! entrou pra minha listinha de livros para comprar :)
Tem um que eu gosto muito também, chamado “Psicodinâmica das Cores em Comunicação” do Modesto Farina. é um livro ótimo e fundamental para entender e aplicar cores em projetos de design e publicidade. :)
Gui
Espero que goste, Marcela. E obrigado pela dica! :D
Bruna
Nossa, muito bom, ótima dica!
Estou querendo um livro assim, e preciso urgentemente para meu curso hehe vou pesquisar nas livrarias
bejo
Gui
Vai ajudar muito no curso, Bruna, não tenha dúvida! :D
Vanessa G. Ferreira
Adorei a dica! Estudo Design Gráfico, vou pegar hoje na biblioteca da faculdade. *-*
Gui
Espero que goste, Vanessa! ;)
Débora Delgado
Gostei muito do post!! Fiz uma “oficina de jornalismo” uma vez na minha escola, foi bem legal, até produzimos um jonal (com apenas uma edição mesmo), e depois o grupo se separou e sobraram eu e mais 3 pessoas que com a nossa coordenadora passamos a escrever pra uma revista que jovens do país escrevem (o nome é Viração). Com isso o meu interesse foi grande, até pensei em fazer jornalismo, mas optei por letras mesmo. Contudo, ainda tenho muito interesse e curiosidade pra aprender sobre essas coisas. A indicação do livro foi ótima!
Beijos
Gui
Fico feliz que você tenha tido uma experiência legal com jornalismo, Débora! Espero que, mesmo tendo trilhado outro caminho, não perca contato com a Comunicação! :D
Josiane
Oi Gui, eu sei que você é jornalista,gostaria de saber como vc fez a escolha por esta profissão e se teve muitas duvidas sobre sua escolha ?? pergunto isso pois estou no terceiro ano do ensino médio e gostaria de fazer faculdade de jornalismo,mas muitos dizem que não tem um bom retorno e é super difícil de arrumar emprego,se possivel gostaria muito de um post falando sobre por que ja vi que não é sou que tem duvidas sobre o assunto ! Obrigada :)
Adoro os seus posts !
Gui
Fico feliz em saber que você tem interesse pela área, Josiane! Um dos primeiros posts que escrevi aqui pro blog fala justamente sobre por que eu escolhi jornalismo (http://melinasouza.com/2012/06/13/como-e-por-que-sou-jornalista-a-reportagem-de-nilson-lage/). Acho que vai te ajudar! :D
Laetitia
Fiquei super curiosa com o livro, vou tentar encontrá-lo aqui em Portugal. Parece mesmo muito interessante.
http://www.letirose.com
Gui
Espero que encontre, Laetitia! \o/
Laís Santana
Tô gamada na capa! In love total!
Beijos
Gui
A capa resumiu muito bem a ideia do livro :D
Milena Fernandes
Esse livro parece bem legal mesmo. Já tá na minha listinha :D
Gui
Tem um lugar merecido nela! ;D
Heidy
Me interessei pelo livro! Estou no primeiro ano de Jornalismo e acho que já vou procurar pra comprar! Valeu a dica! :)
Gui
Vai ajudar bastante a ter uma ideia do que te aguarda no curso, Heidy ;)
Carol Rodrigues
Eu mal acabei de começar a faculdade de Comunicação Social (Jornalismo) e já dou de cara com esse post!
ADOREI
Gui
Que coincidência, Carol! Hehehe espero que o livro te ajude durante o curso :D
Daniela Gomes
Já ouvi falar desse livro e está em minha listinha. Faço jornalismo e adoro livros assim.
Gui
Que bom! Espero que esteja na sua estante em breve, Daniela :D
Moises Gomes
Você conseguiu me deixar curioso para ler esse livro. Quero fazer publicidade e propaganda daqui a alguns anos e, embora algumas pessoas pensem que é cedo demais, pretendo estudar agora e me aprofundar no assunto enquanto tenho tempo. Muito obrigado, viu? Você me ajudou bastante. Eu estava procurando um livro desses á séculos.
Gui
Não acho que seja “cedo demais”, Moises! Quanto antes você começar a estudar aquilo em que tem interesse, melhor! :D
Raquel Moritz
Olha, que bacana! Como publicitária, sou apaixonada por livros dessa área (e as diagramações são LINDAS, né?). Gostei dos aperitivos sobre o poder das letras. É tão verdade que as vezes a gente nem para pra pensar nisso, rsrsrs.
Beijo!
Gui
Em termos de diagramação e de conteúdo propriamente dito, o livro é muito “saboroso”, Raquel! ;D
Alexei
alguem de sao paulo me poderia indicar uma biblioteca que contivesse esse e outros livros da área? obrigado.
Rafael Freitas
Olá, sou profissional de TI mas estou procurando me especializar nessa parte de comunicação/design vc acha que é um livro de facil entendimento pra alguem que vem de um curso de exatas?
Karen
Bom dia! Gostaria de saber se vocês sabem onde posso encontrar este livro… Não estou encontrando em mais nenhum site, e preciso muito. Abraço!